Capoeira, O Novo Manual Do Jogador

37
Published on 21 de julho de 2017 by Itapua Beiramar

www.benfeitoria.com/nestorcapoeira

O Pequeno Manual do Jogador de Capoeira, foi o primeiro livro de Capoeira que lancei no Brasil em 1981.
Inicialmente, em 1971, um texto em inglês xerocado para meus alunos da London School of Contemporary Dance. Depois, em 1981 no Brasil, pela Editora Ground. E, mais tarde, na época do meu mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ, com o prof.dr. Muniz Sodré), o Pequeno Manual passou a ser publicados pela Editora Record, uma das maiores da América do Sul.
Vivendo no estrangeiro – 12 anos -, aos poucos consegui que meus livrinhos fossem traduzidos e publicados em outros países: Estados Unidos, Alemanha, França, Dinamarca, Holanda, Finlândia, Polônia e Portugal. Agora estou tentando Israel, Japão, Argentina, República Tcheca e Senegal.
Em 2009, emplaquei 100.000 livros vendidos: 36.000 no Brasil e 70.000 no exterior. Destes, 83.000 eram o Pequeno Manual.
O LIVRO
O Pequeno Manual do Jogador de Capoeira enfoca a Filosofia, a História, o Ritual, e os Métodos de Ensino. É amplamente ilustrado com gravuras de 1825 até fotos recentes. Esta nova edição (2017) é bem mais completa e com muitas informações novas advindas da minha vivência após 2000, e de livros e teses de outros capoeiristas e pesquisadores.
Este livro já fez a cabeça de 83.000 capoeiristas, de diferentes gerações, em 9 países, desde 1981. Alguns destes, se tornaram mestres.

NOVOS ASSUNTOS
Desde 1990, com a popularisação do computador e mais tarde com a internet e as redes sociais, as trocas culturais no mundo mudaram radicalmente.
Nesse lance, o Movimento Novo (2008) é algo significativo e importante no Universo da Capoeira. Eu faço minhas críticas, e os seus idealizadores, os jovens mestres Beiramar e Ferradura comentam e colocam suas ideias. Este é apenas um dos assuntos abordados nesta nova edição.
Também vou usar esta nova edição do Pequeno Manual como livro base dos vídeos de um curso pela Internet, que eu estou desenvolvendo num pós-doutorado em Comunicação e Cultura, na PUC/SãoPaulo. O curso visa aumentar o conhecimento geral das várias facetas da Capoeira. Mas tem vários efeitos práticos e imediatos.  Vou dar só um exemplo:
Muitos mestres não tiveram a chance de uma educação formal. Tem dificuldades quando dão uma palestra, especialmente em universidades e centros culturais no estrangeiro – isto é um problema sério para aquele capoeirista, e para a imagem da Capoeira no mundo. Então, no final deste curso pela Internet, os alunos ganham um Power Point, com gravuras e fotos em ordem cronológica, para ajudá-los neste tipo de palestra. Basta projetar o Power Point na parede, e seguir as imagens com sub-títulos.
Para mim, este nova edição é importante: recentemente fiz 70 anos de idade, e o Pequeno Manual faz 35! Esta na hora de fazer uma última revisão, e incluir novos dados.
O DINHEIRO
Precisamos levantar por esse finaciamento coletivo, R$ 15.620,00 até 9 de Julho. Esse valor será gasto nos custos de toda diagramação do livro, arte final e impressão de 1.000 exemplares do livros.
Temos recompensas para diferentes valores de doações.
Se atingirmos nossa meta, O Pequeno Manual estará pronto e será lançado no dia 29 de setembro de 2017 e a partir dessa data estará disponível para ser pego ou enviado para você pelo correio.
É tudo ou nada!
Saúde e Malandragem, rapaziada!

Nestor Capoeira

Comentarios

comentarios

Category

Add your comment